Institucional

Na década de 70, em meio às turbulências políticas que o Brasil atravessava, alguns professores de Direito Constitucional vinham promovendo o estudo aprofundado e a pesquisa desse ramo da Ciência Jurídica.

Logo vislumbraram a necessidade de criar-se uma entidade que passasse a reunir os constitucionalistas de todo o País, entendidos estes como todos aqueles que tivessem militância no magistério do Direito Constitucional ou que se dedicassem à sua pesquisa.

Com esse animus, em 20 de fevereiro de 1979, os professores Celso Ribeiro Bastos, Paulo Bonavides, Michel Temer, Aricê Moacyr do Amaral Santos, Antonio Carlos Mendes, Luciano Francisco Pacheco do Amaral Junior, Cleômenes Mário Dias Baptista, José Geraldo Ataliba Nogueira, Péricles Prade e Francisco Antonio Lima Cavacanti reuniram-se para constituir uma associação civil sem fins lucrativos, políticos ou religiosos à qual denominaram IBDC – Instituto Brasileiro de Direito Constitucional.

Nesses 35 anos de existência o IBDC não se afastou de suas finalidades precípuas, quais sejam desenvolver o estudo do Direito Constitucional no Brasil; promover intercâmbio cultural com entidades congêneres nacionais e estrangeiras; realizar congressos e seminários; editar a Revista de Direito Constitucional e Internacional.

XXXV Congresso Brasileiro de Direito Constitucional que contou com a presença de ilustres juristas, apresentando temas de relevante importância no cenário do Direito Constitucional e para o País.

Objetivando a divulgação de estudos e pareceres jurídicos de âmbito nacional e internacional, o IBDC editou, primeiramente, seu Boletim que logo evoluiu para Revista de Direito Constitucional e Ciência Política.

Em outubro de 1992 tornou-se necessário mais espaço para a publicação dos estudos, nascendo os Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política, pela Editora Revista dos Tribunais.

Em janeiro de 2000, com a necessidade de maior abrangência dos temas constitucionais, convencionou-se ampliar a publicação para Revista de Direito Constitucional e Internacional, sempre publicada pela Editora RT.

Os associados do IBDC recebem quatro Revistas de Direito Constitucional e Internacional por ano, uma vez que sua tiragem é trimestral, além de contar com descontos especiais nos eventos promovidos.

Atualmente sob a presidência da Prof. Dr. Antonio Carlos Mathias Coltro e a diretoria-geral da Dra. Maria Garcia, o IBDC continua atuante, visando sempre a divulgação do Direito Constitucional, mantendo assuntos atuais e pertinentes em suas publicações e congressos.